quinta-feira, 24 de abril de 2014





ARQUITETURA GÓTICA 

O estilo Gótico surge por volta de 1150 e veio marcar a transição entre a construção maciça do Românico para a construção leve e estrutural deste novo conceito arquitectónico que se vai difundir posteriormente por toda a Europa. Esta nova concepção vai diferenciar-se da velha concepção Românica através da introdução de inovações técnicas principalmente a nível estrutural.


O Gótico Espelha o crescimento económico e urbano e a afirmação de um novo grupo social endinheirado, a burguesia, e de uma espiritualidade renovada, marcada por uma ideia de Deus que é luz para os humanos. Por isso, as construções erguem- -se em altura, abrem-se ao exterior e enchem-se de luz, coada pelas cores dos vitrais. 

A principal característica deste estilo é a abóbada de arestas 

abóbada de aresta – consistia na intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com isso, conseguiram uma certa leveza e maior iluminação interna. Como a abóbada de aresta exige um plano quadrado para apoiar-se, a nave central ficou dividida em setores quadrados, correspondendo às respectivas abóbadas. Esse fato refletiu-se na forma compacta da planta de muitas igrejas românicas. 






   



Embora diferentes, esses dois tipos de abóbodas, de berço e de aresta, causam o mesmo efeito sobre o observador: uma sensação de solidez e repouso, dada pelas linhas semicirculares epelos grossos pilares que anulam qualquer impressão de esforço e tensão. Pelo seu tamanho, eram chamadas “fortalezas de Deus”.
Além dos abobados, o estilo Gotico tem como características gerais:
o Verticalismo - elevada altitude. No interior e exterior das construções góticas, os elementos arquitetónicos apontam para o céu. Este verticalismo da arquitetura gótica tenta exibir-se cada vez mais próxima de Deuse destacar sua magnificência dentro da respectiva cidade como uma clara referência religiosa. 
Catedral de Amiens, França


Arco quebrado ou ogival
: dividiu o peso da abóbada central, consequentemente, descarregando-a sobre vários pontos, ao invés de um e também, podendo usar material mais leve para a abóbada ou mesmo para as bases de sustentação. No lugar dos sólidos pilares, foram usados colunas ligeiramente afinadas que passaram a receber o peso da abóbada. Deste modo, as paredes foram perdendo a importância como base de sustentação, passando a serem feitas com materiais frágeis como o vidro.


Vitral: Considerada uma arquitetura 'de paredes transparentes, luminosas e coloridas', a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação. Os vitrais apresentavam simples formas geométricas ou mesmo imagens de santos ou passagens bíblicas. 



Elementos de uma catedral gótica 






Pináculo: o ponto mais alto de um determinado lugar, um edifício ou uma torre, por exemplo. O pináculo é uma alvenaria empregue como peso no cume de um contraforte ou em forma decorativa.
contraforte: um reforço de um muro ou muralha, geralmente constituído de um pilar de alvenaria na superfície externa ou interna de uma parede, para sustentar a pressão de uma abóbada 
Arcobotante: é uma construção em forma de meio arco, erguida na parte exterior dos edifícios na arquitetura gótica para apoiar as paredes e repartir o peso das paredes e colunas. Proporcionando a elevação da edificação.
nave: termo referente à ala central de uma igreja ou catedral onde se reunem os fiéis de modo a assistirem ao serviço religioso.
Trifório: é uma abertura na parede, que faz a ligação entre a nave e as naves colaterais.
Clerestório: são as janelas altas
Gargula: são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar as águas pluviais, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas
Arcada: sequência de arcos , em geral formando um plano divisor de espaços, os quais assentam-se em colunas.

A divisão do estilo gótico dá-se em quatro períodos: 

I Período: século XII (1100-1200)- chamado período de transição ou gótico primitivo. Começa com hesitação a elevar a contrução, . As fachadas das igrejas e das catedrais passam a ser enriquecidas com esculturas decorativas.

II Período: século XIII (1200-1300)
chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um triângulo agudo, acentua o verticalismo. Inicia o uso 
do vitral e as fachadas assumem maior decorativismo e suntuosidade. É a época da construção das grandes catedrais que surgem por toda a Europa, tais como a Notre Damme de Paris, a Catedral de Chartres e a Catedral de Milão. 

III Período: século XIV (1300-1400) chama-se gótico irradiante. O arco ogival perde a sua Agudeza (menos pontudo) e passa a ser formado por um triângulo eqüilátero. Aumenta-se o uso das As decoraçoes que passam a constituírem elementos circulares . Atenua-se ligeiramente o verticalismo.

IV Período: século XV (1400-1500) chama-se gótico flamejante ou "flamboyant". O Arco ogival é agora formado por um triângulo obtuso, tornando-se ainda menos agudo, tendendo ao horizontalismo, atenuando acentuadamente o verticalismo. O interior, como arcos, janelas e portais e também a fachada são profundamente decoradas.


Exemplo de Arquitetura Gótica


 Mosteiro da Batalha, sécs. XIV-XV 


Catedral de Amiens, França, séc. XIII 


Catedral de Chartes

Um comentário:

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